Bolsonaro vor der UNO 2022 zum Ukrainekonflikt – gegen Rußland-Sanktionen, die gegen das Völkerrecht verst0ßen:…
Diante do conflito em si, o Brasil tem-se pautado pelos princípios do Direito Internacional e da Carta da ONU. Princípios que estão consagrados também em nossa Constituição. Defendemos um cessar-fogo imediato, a proteção de civis e não-combatentes, a preservação de infraestrutura crítica para assistência à população e a manutenção de todos os canais de diálogo entre as partes em conflito. Esses são os primeiros passos para alcançarmos uma solução que seja duradoura e sustentável.
Temos trabalhado nessa direção. Nas Nações Unidas e em outros foros, temos tentado evitar o bloqueio dos canais de diálogo, causado pela polarização em torno do conflito. É nesse sentido que somos contra o isolamento diplomático e econômico.
As consequências do conflito já se fazem sentir nos preços mundiais de alimentos, de combustíveis e de outros insumos. Estes impactos nos colocam a todos na contramão dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Países que se apresentavam como líderes da economia de baixo carbono agora passaram a usar fontes sujas de energia. Isso configura um grave retrocesso para o meio ambiente.
Apoiamos todos os esforços para reduzir os impactos econômicos desta crise. Mas não acreditamos que o melhor caminho seja a adoção de sanções unilaterais e seletivas, contrárias ao Direito Internacional. Essas medidas têm prejudicado a retomada da economia e afetado direitos humanos de populações vulneráveis, inclusive em países da própria Europa.
A solução para o conflito na Ucrânia será alcançada somente pela negociação e pelo diálogo.
Faço aqui um apelo às partes, bem como a toda a comunidade internacional: não deixem escapar nenhuma oportunidade de pôr fim ao conflito e de garantir a paz. A estabilidade, a segurança e a prosperidade da humanidade correm sério risco se o conflito continuar…
Bolsonaro und Putin in Moskau: https://www.youtube.com/watch?v=WpFOYVcqVU8
https://www.youtube.com/watch?v=sCjmTuz7nMA
“Wir sind solidarisch mit Rußland”:
Bolsonaro em encontro com Putin: “Somos solidários à Rússia”.
http://www.hart-brasilientexte.de/2022/09/29/aus-brasilien-nichts-neues-zwei-kandidaten-der-machteliten-im-rennen-um-die-praesidentschaft-ob-lula-oder-bolsonaro-gewinnt-voellig-egal-keinerlei-politischer-richtungswechsel-in-sicht/.
China – steigende Investitionen im Energiesektor Brasiliens: https://www.gtai.de/de/trade/brasilien/specials/china-verstaerkt-aktivitaeten-in-brasiliens-stromsektor-618156.
Rußland ist wichtigster Düngerlieferant für Brasiliens exportintensive Agrarindustrie.
–